Lar Santa Rosália - Lar para idosos em Sorocaba

Seg-Dom: 8am à 5pm

Entenda a Diferença Entre Home Care e Casa de Repouso

Entenda a diferença entre Home Care e Casa de Repouso

Experiência casa de repouso

 

Se acaso você não saiba qual é a principal diferença entre home care e casa de repouso, não se preocupe!

Hoje vamos abordar essas diferenças e mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vamos falar sobre o funcionamento de cada um desses serviços e apontar qual deles é o mais vantajoso para o seu contexto e para a sua necessidade.

Afinal, escolher entre home care e casa de repouso envolve questões emocionais e sentimentais. Sendo assim, todo o cuidado e conforto fazem muita diferença nesse momento.

Características e vantagens da casa de repouso

A casa de repouso é um local que possui todo o conforto necessário para que o acomodado(a) se sinta em casa.

A ideia central deste ambiente é fornecer todo o suporte necessário aos moradores, incluindo assistência médica e hospitalar, alimentação e o principal, a socialização entre residentes.

A casa de repouso possui a opção de moradia e a opção de hospedagem por um determinado período. Alguns dos seus principais benefícios são a assistência qualificada, bem como os cuidados que o idoso(a) recebe a todo o momento, garantindo uma maior segurança aos familiares.

Características e vantagens do home care

O home care é a opção para quem possui um único turno do dia disponível para cuidar do familiar e precisa de alguém para cuidar do idoso em outros momentos. Os cuidadores também podem ser contratados para auxiliar idosos e pacientes nas tarefas diárias, assim como para fazer companhia durante o dia, ou até mesmo no período da noite.

Na maioria das vezes, o serviço de home care é feito como uma forma de prevenção aos acidentes domésticos que podem acontecer com os idosos.

Acima de tudo, um dos principais pontos positivos do home care é a possibilidade de manter o idoso em sua própria casa, evitando o estresse da mudança e adaptação a um novo local.

No entanto, o home care não garante total segurança como uma casa de repouso. Um dos principais riscos é o cuidador precisar se ausentar por algum motivo pessoal, deixando o idoso “na mão”. Mesmo que isso ocorra com antecedência, muitas vezes não se consegue um substituto a tempo. Já em casas de repouso, há sempre toda uma equipe pronta para ajudar.

Home care ou casa de repouso: qual vale mais a pena?

Essa decisão depende de diversos fatores. Dentre eles, estão:

  • Valor que a família está disposta a pagar pelo serviço;
  • Segurança;
  • Confiança no cuidador ou na casa de repouso;
  • Nível de dependência do idoso(a);
  • Entre outros.

Esses são os principais fatores para refletir ao decidir entre uma casa de repouso ou um home care.

Embora as duas opções sejam boas e proporcionem uma solução para os principais cuidados e necessidades do idoso, é essencial levar em consideração, também, a segurança máxima do paciente.

Pensando nisso, o ideal é avaliar como o familiar irá se sentir dentro e fora de casa; como será o processo de adaptação e quais são os principais cuidados que ele(a) precisa.

A casa de repouso oferece uma maior comodidade, principalmente pelo conforto e disponibilidade de diversos funcionários, 24 horas por dia. Eles sempre estão prontos para atender qualquer necessidade ou ocorrência do seu familiar.

Além disso, a casa de repouso oferece a possibilidade de sociabilidade entre os idosos, o que geralmente não ocorre no home care. Em casa, muitas vezes o idoso se sente solitário e até deslocado.

Uma boa ideia é buscar por casas de repouso próximas, que possuam uma boa reputação. Então, comparar com os serviços de home care oferecidos em sua região e tomar a decisão.

Se possível, converse com pessoas que já utilizaram ambos os serviços. Desta maneira, será possível comparar as situações de perto e fazer a melhor escolha!

 

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários!

Leave a comment

× Como posso te ajudar?